Dentre as enfermidades causadas por manejo nutricional inadequado em psitacídeos, destacam – se as hepatopatias, sendo destacada a lipidose hepática também conhecida como fígado gorduroso, que é o acúmulo excessivo gordura nos hepatócitos, dessa forma alterando o funcionamento do fígado podendo levar o órgão a cirrose.
Os psitacídeos são muito admirados por seu canto, beleza, afeto e interação com os humanos o que aumenta a procura em tê-los como pets, mas são animais que exigem manejo ambiental e alimentar adequado.
Muitas vezes por falta de conhecimento das necessidades nutricionais dessas aves em cativeiro e por falta de informação os tutores acabam cometendo erros graves na criação desses animais
A lipidose hepática tem etiologia multifatorial, mas geralmente está relacionada a obesidade e é decorrente de uma entrada excessiva de ácidos graxos em decorrência de uma alimentação errônea, constituída em sua maioria de sementes, que são uma fonte pouco nutritiva e extremamente rica em gordura. A lipidose hepática é crônica em animais de cativeiro.
O fígado é um órgão vital desempenhando papel fundamental no metabolismo de gorduras e lipídeos e manutenção desses níveis no sangue.
Os sinais clínicos mais evidentes: Obesidade, empenamento deficiente, dispneia aumento do volume abdominal, plumagem com textura oleosa, empenamento deficiente, alteração de coloração, diarreia, arrancamento de penas, crescimento excessivo do bico e unhas, redução de apetite, ascite, regurgitação. No entanto esses animais podem ser assintomáticos até o seu óbito.
Dentre os métodos diagnósticos estão os exames de imagem como radiografia muito importante para a visualização do fígado e a ultrassonografia, biópsia hepática e exames de hemograma e bioquímico.
O prognóstico é bom quando diagnosticada e tratada antes de condições severas.
Deve – se aumentar o gasto energético desses animais e proporcionar alimentação balanceada. A dieta ideal é uma ração extrusadas suplementada com até 20% de legumes, verduras e frutas frescas.
Fontes pesquisadas:
https://www.pubvet.com.br/uploads/dbb46612814f43ae1822d1c7dc956f98.pdf
http://www.tukan.com.br/documentos/monografia-lipidose-hepatica-e-obesidade-em-psitaciformes.pdf